Portabilidade de conteúdo / portabilidade de informação

19 de agosto de 2010 in Blog, Mercado

Portabilidade de conteúdo ou portabilidade de informação

é a disponibilização de um mesmo conteúdo independente do meio, tecnologia ou dispositivo utilizado para acessá-lo.
Um exemplo que permite o entendimento do conceito é a Portabilidade Numérica em que é possível manter um mesmo número de telefone independente da operadora contratada.

Esse assunto me veio à tona após pesquisar formas de tornar o conteúdo utilizado em um site Full Flash indexável. Consegui ótimos resultados utilizando uma versão HTML por trás do site (Gaia Flash Framework) e, em consequência disso, o site tornou-se acessível em dispositivos como iPhones e iPads daí comecei a imaginar que isso deveria ser obrigatório em todos os sites Full Flash. Todo o conteúdo de texto que é utilizado dentro do Flash vem direto das páginas HTML utilizando alguns parsers meio malucos, funcionou muito bem, inclusive tudo bem formatado.

Esse conceito parece muito óbvio e ultrapassado porém se você navegar hoje em dia por sites Full Flash e desativar o plugin do Flash provavelmente verá “Você precisa ter o Flash Player instalado” ou então um botãozinho com o ícone do Flash ou simplesmente uma tela em branco. Pouquíssimos colocam em prática, outros mais ignorantes falam que sites em Flash simplesmente não são indexáveis.

Ao tornar esse projeto mais acessível, ampliando a gama de dispositivos que podem visualizar a mesma informação o projeto tornou-se mais portável e daí me veio a idéia de portabilidade de conteúdo ou portabilidade de informação.